A série de Normas MERCOSUL coberta pelas Partes 3-10, 3-21, 3-22, 3-23, 3-24 e 2-25 da NM-IEC 60332 especifica métodos de ensaios para a avaliação, sob condições definidas, da propagação vertical da chama em feixes montados verticalmente de condutores ou cabos, elétricos ou ópticos.
O ensaio destina-se aos ensaios de aceitação de tipo. Os requisitos para a seleção dos cabos para os ensaios são dados no anexo A. A propagação da chama é medida pela extensão dos danos na amostra de cabo. Este procedimento pode ser usado para demonstrar a capacidade do cabo de limitar a propagação da chama.
Esta parte da NM-IEC 60332 cobre a categoria B e se refere a cabos instalados na escada de ensaio de modo a perfazer um volume nominal total de material não-metálico de 3,5 l/m de amostra para ensaio. O tempo de aplicação da chama é de 40 min. O método de montagem utiliza a face frontal da escada padrão de ensaio. A categoria destina-se a uso geral, em que são requeridos volumes médios de material não-metálico para avaliação.
Um requisito de desempenho recomendado é dado no anexo B.
|