Esta parte da Norma ISO 230 padroniza métodos de ensaio de exatidão de máquinas-ferramenta operando sem carga ou em condições de acabamento, por meio de ensaios geométricos e ensaios práticos. Estes métodos também podem ser aplicados a outros tipos de máquinas industriais onde ensaios geométricos e práticos são aplicáveis.
Uma máquina-ferramenta é uma máquina acionada por fonte externa, não portátil durante o funcionamento, que permite a usinagem de metais, madeiras, etc., mediante remoção ou deformação plástica de materiais.
Esta parte da Norma aplica-se somente a verificação da exatidão em si. Não existe em particular nenhuma relação com as verificações de funcionamento da máquina-ferramenta (vibrações, ruídos anormais, movimentos de"prende-solta" dos componentes, etc.) nem a verificações das características (velocidades, avanços), pois estas devem ser realizadas antes da verificação da exatidão da máquina-ferramenta.
Podem ser usados outros métodos de medição não descritos nesta Norma quando os mesmos comprovadamente oferecerem meios de medição das características a serem controladas, equivalentes ou melhores do que os descritos.
|